quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UMA CARTA PARA MANUELA......

Um dia uma jovem, francesa, proveniente algures de Marselha, de mochila às costas percorreu estes caminhos em busca da paz que se respirava lá para os lados do Gerês. No decorrer dessa aventura fez uma pausa de algumas horas aqui na vila e não demorou muito tempo que estabelecêssemos um patamar de confiança que nos permitisse conversar como se de há muito tempo nos conhecêssemos. A determinada altura perguntou-me se eu tinha “erva”. Fiquei a saber que “Manuela” (nome fictício com que baptizei a minha amiga) se drogava. Disse-lhe que não e ofereci-lhe um cálice de”Porto” por ela me ter dito que apreciava este nosso genuíno néctar dos deuses. Depois de várias horas de conversa, disse-me que tinha de partir mas que voltaria. Convidei-a para mais um encontro às onze horas, hora em que estava disponível. Só que “Manuela” nunca mais apareceu. Talvez tivesse encontrado a “erva” noutro local. Lembro-me do seu corpo esguio, cabelo cor de violeta, e a face sardenta, vestindo uma roupa muito “hippie”, muito “woodstock”. Sinceramente fiquei com pena de ela não ter aparecido. Na altura escrevi-lhe esta carta, que publiquei no pequeno boletim do nosso MJTB (Movimento da Juventude de Terras de Bouro).


E num acampamento com os amigos no antigo Parque de Albergaria (na estrada da Bouça da Mó), lá carreguei a minha viola e ainda lhe dediquei esta canção:

You where a liar

When you told me
you would come at eleven.
I understand you.
There is no time
In our life
Without time.
Our life is over
As it’s time.
Go away drinking “Porto”.
I stay smoking “liamba”.
We search the same thing
Our “Promised Land”

Tal como D. Sebastião, Manuela desapareceu… numa manhã de nevoeiro. Não foi nenhuma incursão de conquista que a trouxe até aqui e não deixou poetas chorando a sua ausência…ou falta de presença. Manuela, pura e simplesmente desapareceu. Talvez tenha encontrado “a sua terra prometida”. Eu fiquei com a terra possível. Apesar de tudo A MINHA TERRA…Adieu !... Manuela, onde quer que estejas…

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A tua amiga Manuela viu k não tinhas "weed" por isso não lhe rendia o encontro das 11... looooool...

    Mas foi melhor assim, né?!?
    lol

    abração my father... =)

    ResponderEliminar